quarta-feira, novembro 04, 2009

Tratamento... Psoríase...

Conhecer os tratamentos pode ajudar
Quanto mais cedo obtiver o diagnóstico, mais cedo pode começar o tratamento eficaz. O seu médico pode prescrever:
  • Tratamentos tópicos (aplicados directamente na pele)
  • Terapia com luz ultravioleta (UV), ou
  • Tratamentos sistémicos (incluindo terapias biológicas)
Tratamentos tópicos:
Muitos dermatologistas começam com um tratamento com agentes tópicos com pomadas, esteróides, ou com medicamentos com base em vitaminas, vitaminas D3 e A. Os tratamentos tópicos são normalmente iniciados quando a Psoríase é ligeira ou afecta pequenas áreas.

Fototerapia e Helioterapia:
A fototerapia, recorrendo à ultravioleta artificial, ajuda a tratar as lesões de pele da Psoríase. A Helioterapia aconselha os doentes à exposição solar natural.Algumas vezes a fototerapia é combinada com um medicamento sistémico ou tratamento tópico. PUVA é a combinação de luz ultravioleta com o medicamento Psoraleno. A terapia Goerckerman combina a luz com um tratamento tópico popular, à base de carvão.Os cremes tópicos e fototerapia são comuns porque podem fazê-lo sentir-se melhor e fazer com que a sua pele fique com melhor aspecto.No entanto, não tratam a causa subjacente da sua Psoríase.

Sistémicos actuam dentro do seu corpo:
A medicação sistémica pode tratar a inflamação da Psoríase. São utilizados em casos moderados a graves de Psoríase. Alguns exemplos são a ciclosporina, o metotrexato e a acitretina. No entanto, só medicamentos sistémicos que afectam a resposta imunitária podem tratar as causas subjacentes da Psoríase – uma irregularidade no seu sistema imunitário.Os esteróides tópicos são cuidadosamente utilizados pelos seus efeitos secundários. Não podem ser utilizados a longo prazo.Os retinóides orais, provenientes do ácido da vitamina A, afectam directamente a renovação das células da pele.Os imunosupressores, como a ciclosporina, são geralmente reservados para pessoas que têm Psoríase mais grave e necessitam de medicação mais forte. Também são utilizados para prevenir a rejeição dos rins transplantados e outros transplantes de órgãos.O metotrexato, é um medicamento que também afecta o sistema imunitário. É utilizado para o tratamento da Psoríase e Psoríase Artropática.O metotrexato é um imunosupressor como a ciclosporina e pode provocar efeitos secundários.Os biológicos ajudam a regular o sistema imunitário.

Modificadores de resposta Biológica:
Os biológicos são opções prometedoras no tratamento da Psoríase e psoríase artropática. Atingem as células imunitárias específicas ou substâncias produzidas pelo seu corpo, chamadas citoquinas, associadas à causa da inflamação da Psoríase. Estes medicamentos – etanercept, infliximab, e efalizumab – podem restaurar o equilíbrio do sistema imunitário.Se está a tomar uma medicação sistémica e não está a atingir os seus objectivos de tratamento, pergunte ao seu médico se a terapia biológica é a adequada para si.Os biológicos podem ser prescritos se outra medicação sistémica não funcionar.

Nenhum tratamento funciona da mesma forma para todos os doentes.O objectivo é encontrar um tratamento que funcione melhor para o seu caso.

Sem comentários: